Roteiros de Lazer

Engenho Boa Fé
Engenho Boa Fé

Exemplo preservado do que foi a arquitetura colonial rural do final do século XIX, muito comum na zona canavieira do Nordeste do Brasil. Constituído pela construção da casa de máquinas (engenho), Casa Grande (residência do senhor de engenho) e de várias construções para abrigo dos empregados. – Zona Rural (1 km do centro).

Casa de Farinha
Casa de Farinha

A rota do turismo criativo de Pilões está bem estruturada e conta com empreendedores da zona rural e urbana. Um dos destaques é o grupo “Mulheres em Ação”, que está à frente das atividades do Memorial da Casa de Farinha, localizado no Assentamento Veneza que reúne 26 famílias que sobrevivem da agricultura e agora do turismo. No local, elas apresentam todo o processo de produção artesanal de farinha de mandioca. O espaço também exibe, através de registro fotográfico, a história da fabricação da farinha. O grupo vende produtos, como farinha, batata chips de mandioca e artesanato.

Floricultura
Floricultura

Situada no engenho Avarzeado repletos de gladíolos, Crisântemos, Rosas e tantas outras belas flores produzidas pela Associação das Mulheres Agricultoras de Avarzeado. Zona Rural (12 e 16 km do centro).

Pedra do Espinho
Pedra do Espinho

Uma colossal formação rochosa de origem magmática (ígnea). O planalto da Borborema é uma formação geológica muito antiga, e suas montanhas vem sendo desbastadas pela ação do vento e da chuva através dos tempos. Na Rota Cultural Caminhos do Frio, a Pedra do Espinho, com seus quase 100 metros de altura, dá ao turista visitante uma bela visão do pôr-do-sol de todo o vale do Mamanguape, ao som do artista local Deda do Sax e Zezinho Sanfoneiro. – Zona Rural (9 km do centro).

Cachoeira de Ouricurí
Cachoeira de Ouricurí