Caminhos do Frio movimenta a economia do Brejo Paraibano

A Paraíba em baixas temperaturas vira sinônimo de programação cultural variada e gastronomia de alta qualidade na região brejeira.

A Rota Cultural Caminhos do Frio começou oficialmente no dia 02 de julho, no município de Areia e se estenderá até o dia 02 de setembro, em Alagoa Grande. A 13ª edição da Rota, traz programação cultural gratuita, exposições de produtos artesanais e gastronômicos, teatro e muita música regional. Além disso, fomenta o empreendedorismo garantindo emprego e renda extra nos municípios participantes.

“É muito além do desenvolvimento turístico que o Caminhos do Frio traz. Tem sido um evento de sustentabilidade. Além de surgimentos de novos atrativos e da valorização da cultura nas cidades, temos visto no brejo o surgimento de novos empreendimentos que também geram emprego e renda. Dentro do Caminhos do Frio tem a feira de artesanato e gastronomia, que também fortalece a economia local. Hoje, conseguimos ver que o capital gira dentro de cada município, algo que não tinha em alguns anos atrás. Nesta 13ª edição chegou com investimentos nos empreendimento, capacitações, bem como o surgimento de novas associações turísticas. Esta Rota é um cartão de visita do brejo paraibano que vem se consolidando a cada ano”, comentou o Presidente do Fórum de Turismo do Brejo Paraibano, Sérgeson Silvestre.

O turismo da região do brejo paraibano tem característica rural, que podemos considerar que é um setor que vem crescendo significativamente e está trazendo a oportunidade de criar emprego e empreendimentos, que, por sua vez, é de suma importância para o desenvolvimento de uma região. Além de ser considerada uma atividade que pode gerar um baixo impacto ambiental, é uma possibilidade de sustentação econômica e uma alternativa às economias da região.

Danylo Aguiar, turismólogo e consultor em turismo e gestão empresarial do Sebrae, comenta que o turismo é uma excelente estratégia de desenvolvimento local e territorial, e no Brejo, os municípios possuem diversos atrativos naturais e culturais que são terra fértil para essas atividades turísticas.

“A roteirização é capaz de conectar os atrativos de diferentes municípios, fazendo o visitante circular e conhecer mais locais, empreendimentos e pessoas, além de ampliar a atratividade do território, pois quando há muita coisa para conhecer, os turistas se planejam com mais antecedência e permanecem mais tempo no destino, gerando consumo em restaurantes, pousadas, hotéis, lojas de artesanato, serviços de receptivo, entre outros. A rota cultural caminhos do frio possibilita uma visão ampliada sobre o turismo aos gestores e empreendedores envolvidos, pois ela já é um sucesso, atrai turistas e movimenta a economia local, gera emprego, renda e investimentos tanto por parte da iniciativa privada quanto do poder público”, frisou

Diante da crise econômica no país, o empreendedorismo é uma alternativa para sair do vermelho, e na região do brejo paraibano o turismo rural está ganhando força e está aumentando os níveis de ocupação e ganho da população rural, onde, na realidade, toda a comunidade rural acaba se beneficiando devido às melhorias na infra-estrutura e nos serviços públicos que são trazidos pela implantação das atividades turísticas, principalmente durante a semana do evento em cada município.

“Os Destinos inteligentes trabalham suas ações com foco na governança, sustentabilidade, tecnologia e experiência de um turista que agora está o tempo inteiro conectado. Sem dúvida o Brejo paraibano está se desenvolvendo enquanto Destino Inteligente, pois trabalha todos estes elementos importantes e têm na Rota Cultural Caminhos do Frio o maior exemplo desse sucesso”, acrescentou o turismólogo, Danylo Aguiar.

Em Pilões foi criada a Associação Amigos da Cachoeira de Ouricuri - AACO, uma associação turística que tem como principal intuito de preservar a Cachoeira de Ouricuri e promover o turismo rural, garantindo emprego e renda para a comunidade. Esta ação, é fruto de uma parceria da comunidade rural de Ouricuri com a Prefeitura Municipal de Pilões, através do Departamento de Cultura e Turismo e Secretaria de Desenvolvimento Social.

Luis Pinheiro, atual presidente da AACO, comenta entusiasmado com a criação da associação turística. "A criação da associação foi fundamental e durante a Rota Caminhos do Frio, tivemos um trabalho realizado com êxito e aceitação dos visitantes. E o melhor, gerou renda na comunidade. Entre os 12 sócios, apenas 03 não dependem exclusivamente da associação. Esse empreendimento está gerando renda para 09 famílias da comunidade. A cada dia de trabalho enxergamos que a realidade da nossa comunidade será outra. Está participando de um projeto grandioso como este, é de enorme satisfação. É prazeroso ver minha família e amigos trabalhando para o desenvolvimento local.. O turismo na Cachoeira de Ouricuri não será o mesmo. O nosso projeto é sustentável e atrativo para o turista", frisou.

A Rota Cultural Caminhos do Frio oferece oportunidades para o crescimento da economia da região. O empreendedorismo é o foco do evento. Idealizado pelo Fórum de Turismo do Brejo Paraibano e pelas nove Prefeituras Municipais de Areia, Pilões, Matinhas, Solânea, Serraria, Bananeiras, Remígio, Alagoa Nova e Alagoa Grande. O evento conta com o apoio do SEBRAE e do Governo do Estado.

Portal AACO     WhatsApp Image 2018-08-02 at 11.11.40

ASCOM Fórum do Turismo do Brejo