Em Pilões, beneficiária realiza desligamento voluntário do Bolsa Família

Na manhã da última terça-feira (12), na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, a beneficiária Severina Eupídio de Lima, de PA Tabocal, solicitou o desligamento voluntário do Programa Bolsa Família (PBF), no município de Pilões.

O Bolsa Família é um programa do Governo Federal que ajuda milhões de brasileiros, através da transferência de renda direta. O benefício tem como objetivo melhorar as condições de vida das famílias pobres e extremamente pobres, em especial no que diz respeito à alimentação, educação e saúde.

O desligamento voluntário do Bolsa Família deve ser solicitado em casos de melhora socioeconômica. Isso normalmente acontece quando o titular ou algum membro do núcleo familiar encontra um bom emprego, capaz de melhorar o orçamento.

"O Programa Bolsa Família me ajudou quando precisei. Hoje, com a Graça de Deus consegui a minha aposentadoria, por isso que eu vim realizar o desligamento do programa. Conheço muita gente que precisa, tenho vizinhos como maior exemplo. Fui informada que o desligamento ajudará a dar oportunidade às outras famílias que estão passando por momentos difíceis como passei. É triste, mas é a nossa realidade! O desligamento me deixa entusiasmada em ajudar o próximo. Com certeza, irei incentivar minhas amigas a fazer o mesmo.", ressaltou dona Severina ao realizar o desligamento.

A cada mês, novas famílias se inscrevem no Bolsa Família para receber o benefício. Também existem aquelas que saem da situação de pobreza, por isso precisam se desligar do programa social. O desligamento é essencial para que não aconteça o pagamento indevido do Bolsa Família.

Na maioria dos casos, os cidadãos se encontram em situação irregular porque não efetuaram o desligamento voluntário Bolsa Família, após uma melhora nas condições socioeconômicas da família.

O diretor municipal de programas sociais, Levy Santos, comenta da ação benéfica e que ajudará, principalmente, às famílias que estão na fila de espera. "São de cidadãos como Dona Severina que precisamos para que os trabalhos do Bolsa Família caminhe de uma forma ainda melhor. Uma ação como essa é essencial para que o objetivo do programa seja alcançada, que é o benefício nas mãos de quem realmente precisa", comentou.

Levy Santos ainda acrescenta que "a família que solicitar e tiver o benefício cancelado pelo motivo de 'Desligamento Voluntário', mas que posteriormente necessite do Benefício do Programa Bolsa Família novamente, tem a garantia de retornar imediatamente ao Programa". Para realizar esta ação, basta se locomover até a sede da Secretaria de Desenvolvimento Social e realizar a reversão de cancelamento do benefício.

É justo solicitar o desligamento quando a renda está acima da declarada. Famílias com renda familiar per capita superior a R$440,00 devem se desligar do programa o quanto antes. Caso isso não aconteça, o MDSA identifica o cadastro como irregular e faz o cancelamento do benefício.

Mais informações na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social.

ASCOM PMP