Empreendedor de Pilões faz sucesso vendendo Cuscuz

O empreendedor José Adinaldo Freire, conhecido socialmente como Diva, é um exemplo de como o empreendedorismo pode transformar vidas. Morador do município de Pilões, no brejo parabaino, abriu o próprio negócio para vender cuscuz recheado. Mas, até chegar lá, foram algumas alternativas frustadas.

"Eu sempre gostei em trabalhar na cozinha. Eu cozinhava para grandes eventos como casamentos, aniversários e coqueteis que a prefeitura realizava, mas não era o suficiente, pois os eventos não aconteciam sempre. Em 2017, entrei na Terça Cultural e o projeto abriu a minha mente para o mundo do empreendedorismo, hoje eu tenho o meu próprio ponto, o 'Cuscuz da Diva'", comentou o empreendedor entusiasmado com a criação do seu empreendedorismo.

O Projeto Terça Cultural, da Prefeitura Municipal de Pilões, foi criado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Departamento de Cultura e Turismo, é uma feirinha que acontece todas as terças-feiras com produtos artesanais e gastronômicos, recebe a Diva para expôr o seu cuscuz recheado com diversos sabores para agradar a todo tipo de público.

"A Terça Cultural foi um grande avanço em minha vida, foi lá onde criei a marca 'Cuscuz da Diva'. Tentei comercializar vários produtos na gastronomia e levei alguns meses de insatisfação nas vendas, até os meus clientes pedirem para eu levar o cuscuz para a feirinha, pois todos eles tinham o desejo de jantar na feirinha na saída do trabalho. Foi a partir daí que eu comecei a vender o cuscuz recheado e deu certo. Foi um sucesso de vendas! Hoje não me vejo fora da projeto, mesmo depois da inauguração do meu ponto, pois a Terça Cultural é mãe do meu empreendimento", frisou o empreendedor.

Após abrir o seu negócio, José Adinaldo decidiu se formalizar como Microempreendedor Individual (MEI) e lançou um delivery no município. “Fiz algumas capacitações realizadas pela Prefeitura Municipal, em parceria com o Sebrae, sobre gestão financeira e vendas, junto com a turma da Terça Cultural”, destaca. Hoje, o Cuscuz da Diva abre às 05h da manhã, às 10h, e retorna às 15h, até às 22h, exceto nas quintas-feiras.

"Estamos sempre tentando atender as necessidades dos empreendedores do município promovendo oficinas e cursos, principalmente na área de gestão financeira e vendas. Acredito que essa é uma das principais atividades do departamento de turismo, pois o comércio deve está preparado para receber o turista com qualidade no atendendimento e claro, no produto comercializado. O projeto da feirinha cultural proporcionou o desenvolvimento econômico do município ao permitir apenas expositores residentes no município", comentou o Agente de Desenvolvimento Local e Diretor de Cultura e Turismo de Pilões, Jaime Souza.

“Decidi lançar o delivery pois desejo que o cuscuz esteja nos melhores momentos de cada um, seja um simples lanche entre amigos e namorados, como uma reunião familiar todas as noites na mesa do jantar", destaca Diva. " Eu encarei grandes desafios, mas não desisti, pois sempre busquei uma alternativa para solucionar os problemas, pois acredito que foi dessa forma que estou vencendo as lutas", acrescentou.

Confira as fotos do "Cuscuz da Diva":

_DSC0549

_DSC0553