O Programa Negócio Certo Rural capacita agricultores de Pilões

A Prefeitura Municipal de Pilões, através do departamento de agricultura, e departamento de cultura e turismo, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Senar, aderiu ao Programa Negócio Certo Rural (NCR), e está capacitando agricultores do município.

Durante cinco módulos, o pequeno produtor é capacitado, por meio de aulas presenciais e mais seis horas de consultoria, para melhorar a gestão da propriedade rural e fortalecer a atividade agropecuária desenvolvida em nosso município.

Na região do brejo paraibano, além de Pilões, os municípios de Duas Estradas, Belém e Serra da Raiz também estão recebendo este curso.  O Negócio Certo Rural é um programa gratuito de capacitação em planejamento e administração de pequenos negócios rurais. Auxilia os participantes tanto na melhoria de negócios existentes como na implantação de novas atividades. O objetivo é estimular que os empreendedores rurais inovem em produtos e serviços já existentes nas propriedades e até mesmo na criação de novas oportunidades como, por exemplo, investir no turismo rural, um negócio estratégico para o campo.

O conteúdo do curso apresenta conceitos, dicas, exemplos e tarefas práticas para que o estudo seja agradável e para que o empreendedor rural possa relacionar o que está estudando com a prática de sua rotina na propriedade. As tarefas práticas envolvem a realização do diagnóstico da propriedade, identificação de novas ideias de negócio a partir de sua realidade e das potencialidades da região, buscar informações para avaliar as ideias e elaborar um plano de negócios.

"O nosso município tem uma identidade rural, seja na gastronomia, no turismo e nos grandes empreendimentos. Foi pensando nisso, que fizemos essa parceria com o SEBRAE e SENAR para a realização deste curso. A nossa meta é incentivar o empreendedorismo nas comunidades rurais que produzem intensivamente o ano todo. Queremos impulsionar a produção dos agricultores e o NCR ajudará, principalmente, a construir uma visão empreendedora durante os cinco módulos", comentou Socorro Brilhante, prefeita constitucional.

A metodologia do programa foi ambientada para o universo agrícola, visando orientar o produtor a identificar áreas de investimento, analisar a viabilidade do negócio, elaborar plano de negócio e gerenciar o empreendimento. A iniciativa busca motivar os jovens para revitalizar suas propriedades rurais e/ou descobrir os empreendimentos viáveis que estão ao seu alcance, como fruticultura, floricultura, mel, piscicultura, pequena agroindústria artesanal etc.

O curso deu-se início no último sábado (03) e acontece no auditório do Crentro de Referência de Assistência Social - CRAS.

ASCOM Prefeitura de Pilões