Prefeitura de Pilões avança com ações de educação inclusiva na rede de ensino municipal

Com a proposta de inserir os estudantes que necessitam de atendimento diferenciado nas classes comuns de escolas de ensino regular, será reforçado o conceito de uma sala de aula como um ambiente de diversidade, respeito e assistência especializada.

A Prefeitura Municipal de Pilões, através da Secretaria de Educação, adquiriu materiais e recursos pedagógicos que servirão para a implementação da Sala de Recursos Multifuncionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE), que estará atendendo ps alunos no início desse ano letivo.

Apesar de garantir a vaga destes alunos especiais em escolas comuns, as necessidades de cada um deles são minuciosamente observadas e acompanhadas para que seja feito todo trabalho específico para seu desenvolvimento. É o que oferece o Atendimento Educacional Especializado (AEE), garantido para todos os estudantes com deficiência ou transtornos globais de desenvolvimento.

O AEE é ofertado em uma Sala de Recursos Multifuncionais, ambiente dotado de equipamentos, mobiliários e materiais didáticos e pedagógicos onde acontecem as aulas complementares à escolarização regular, lecionadas por profissionais qualificados e especializados no contraturno do aluno. Isso torna mais naturais os processos de acesso, participação e aprendizagem dos estudantes especiais, além de possibilitar o melhor aproveitamento e avanço de suas potencialidades.

"O trabalho que será feito nos dará condições de iniciar um processo para tornar as escolas mais inclusivas, com mais sociabilidade, tolerância e solidariedade. Esta ação transformará a mudança de postura na educação municipal, e essa conquista foi muito significativa para o município. Ao facilitar o acesso, ganhamos mais alunos e, ao mesmo tempo, melhoramos o atendimento, tornando-o mais especializado", comenetou a Prefeita Constitucional, Socorro Brilhante.

As matrículas da rede municipal já estão abertas e estão realizadas na sede da Secretaria de Educação, na Rua Cônego Teodomiro. Os alunos com necessidades especiais poderão estar sendo matriculados no Ensino Regular, e através do Programa serão atendidos no horário oposto de estudo. A Sala do AEE funcionará nos turnos manhã e tarde, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Des. Braz Baracuhy. Vale ressaltar que o Programa atendenderá alunos de outras escolas municipais.