Prefeitura de Pilões capacita diretor municipal no EMPRETEC

A Prefeitura Municipal de Pilões, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE, capacita o diretor municipal de cultura e turismo no curso Empretec. O Empretec é uma metodologia da Organização das Nações Unidas (ONU) que busca desenvolver características de comportamento empreendedor, bem como a identificar novas oportunidades de negócios. Atualmente, é promovido em cerca de 40 países.

No Brasil, o Empretec é realizado com exclusividade pelo Sebrae desde 1993 e já capacitou 258 mil pessoas em 11 mil turmas distribuídas pelas 27 unidades da Federação. Todo ano, cerca de 10 mil participantes passam pelo Empretec. Segundo pesquisa realizada pelo Sebrae em 2017 com 2.884 clientes atendidos, a satisfação geral com o Empretec é muito positiva: 75% dos participantes ficaram muito satisfeitos, tendo atribuído notas 9 ou 10 para curso, gerando nota média de 9,1.

"O Empretec tem proporcionado muito aprendizado durante uma semana intensa, o que me mostrou o mundo do empreendedorismo que eu não enxergava, principalmente na gestão do negócio. Estabelecimento de metas e Planejamento e monitoramento sistemático foi o que me chamou mais atenção, pois é algo que devemos fazer em um setor público. É possível ter uma visão empreendedora em qualquer posição que estiver,  incluvise em uma instituição pública.", frisou o diretor municipal de cultura e turismo, Jaime Souza.

A maior parte das empresas, após participação no Empretec, registrou um aumento no faturamento mensal. E a nota média da recomendação do Empretec alcançou 9,6 pontos.

"Buscaremos sempre capacitar o nosso corpo de secretariado. O turismo trabalha com empreendedorismo e por isso, necessita de profissionais qualificados e que entenda do assunto. Novos empreendedimentos estão surgindo em Pilões, seja na área gastronômica ou as próprias associações que vem ganhando destaque em nosso muinicípio. A Terça Cultural é um exemplo e foi premiada entre as cinco melhores práticas empreendedoras do Estado. Essa gestão investirá na melhoria do pequeno negócio!", ressaltou a Prefeita Socorro Brilhante.

Por ser uma capacitação eminentemente comportamental, o Empretec proporciona aos seus participantes melhoria no desempenho empresarial, mais segurança na tomada de decisões, ampliação da visão de oportunidades, entre outros ganhos, aumentando assim as chances de sucesso empresarial e, por consequência, reduzindo significativamente as possibilidades de fracasso.

ASCOM Prefeitura de Pilões