Prefeitura de Pilões promove ação do 'Novembro Azul' oferecendo serviços de saúde para toda a população

Com o objetivo de conscientizar os homens sobre a importância da prevenção e combate ao câncer de próstata, a Prefeitura Municipal de Pilões, através da Secretaria de Saúde, promoveu ação do 'Novembro Azul', nesta última quinta-feira (22), na sede da secretaria.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, a doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros. Estima-se que serão mais de 68 mil novos casos da doença ainda este ano. O que mais preocupa é que a incidência da doença, ou seja, a quantidade de diagnósticos para cada 100 mil habitantes, subiu 127,9% entre os anos de 1990 e 2013.

As maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, e também pesa muito o fator hereditário, com casos da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.

Mesmo com as constantes campanhas de prevenção e alerta para a realização dos exames que podem detectar o câncer de próstata em estágio inicial, muitos homens com idade a partir de 45 anos ainda relutam em seguir as recomendações do rastreamento. O câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens brasileiros, atrás apenas do câncer de pele. Anualmente, o país registra cerca de 68 mil novos casos e 13 mil mortes causadas pelo tumor. Falta de informação, preconceito e vergonha são algumas das razões que levam o público masculino a deixar de lado procedimentos simples, rápidos, indolores e fundamentais para identificar a doença em estágio inicial. O tratamento para quem identifica precocemente o câncer de próstata chega a índice de cura de até 90%.

Durante a realização da ação, a secretaria de saúde estendeu o público atendendo inclusive as mulheres com as ações do 'Outubro Rosa'. As atividades para o público contou com consultas com ginecológicas, ultrasonografia através do Programa Amigos do Peito, Citológicos, PSA, Testes para Sífilis, Hepatites e Glicemia.

Ascom com informações do Instituto Lado a Lado Pela Vida