NotíciasVeja

Secretaria de Saúde implanta sistema digital para atendimentos aos pacientes, em Pilões

Secretaria de Saúde implanta sistema digital para atendimentos aos pacientes, em Pilões

A Secretaria Municipal de Saúde de Pilões, implanta o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) do Sistema e-SUS Atenção Básica, que traz celeridade no atendimento ao paciente, além organizar demandas e possibilitar melhorias do cuidado à saúde. O sitema foi implantado em todas as Unidades Básicas de Saúde - UBS's. 

O PEC é um software onde todas as informações clínicas e administrativas do paciente ficam armazenadas, no contexto da Unidade Básica de Saúde (UBS), tendo como principal objetivo informatizar o fluxo de atendimento do cidadão realizado pelos profissionais de saúde. O PEC é uma solução que é capaz de otimizar o fluxo de atendimento das UBS, além de apoiar o processo de coordenação do cuidado do cidadão realizado pelas Equipes de Atenção Básica.

"A implantação do prontuário eletrônico traz benefícios, ao mesmo tempo, para profissionais de saúde e cidadãos. O cadastramento de indivíduos, realizados durante as visitas domiciliares, realizadas pelos Agentes de Saúde também já estão integrados, tanto as informações registradas via Coleta de Dados Simplificados, como as informações coletadas a partir do aplicativo para tablet", comentou a Marciela Roque, Secretária Municipal de Saúde. 

Um dos grandes desafios na Atenção Básica é o cadastro dos cidadãos sob responsabilidade das equipes de Atenção Básica, o PEC conta com um módulo de cidadão, totalmente integrado ao Cartão Nacional de Saúde, que permite fazer manutenção desses cadastros tanto para os cidadãos atendidos eventualmente na UBS como para cidadãos acompanhados pelos profissionais das equipes. 

"No PEC ainda é possível organizar a agenda dos profissionais, organizando e orientando o fluxo de atendimento às demandas agendadas e espontâneas do cidadão, bem como fazer o registro do seu atendimento ou orientando a resolução da necessidade do cidadão da melhor forma possível", acrescenta a secretária.

A informatização desses processos nas UBS pode trazer benefícios importantes como: acesso rápido às informações de saúde e intervenções realizadas; melhoria na efetividade do cuidado e possível redução de custos com otimização dos recursos, além de aprimorar e automatizar o processo de envio de informações para o Ministério da Saúde, impactando na qualificação dos sistemas de informações. 

 



Ascom Prefeitura de Pilões

Compartilhar

Comentários