A Vice-Prefeita

Maria do Socorro Santos Brilhante
Maria do Socorro Santos Brilhante

Maria do Socorro Santos Brilhante nasceu em Areia, Brejo paraibano, em 16 de abril de 1942. Casou-se com Damião Brilhante e gerou três filhos, Izadora Brilhante, Brício Brilhante e Iasminny Brilhante, respectivamente. Socorro é funcionária pública de carreira do Ministério da Saúde, enfermeira especialista em saúde pública e formada em geografia. Na carreira política, atuou três vezes como vereadora, duas vezes como presidente da Câmara Municipal de Vereadores, dois mandatos de vice-prefeita e três vezes secretária de saúde. Atualmente, atua como vice-prefeita e secretária de saúde.

Pela segunda vez, Socorro Brilhante é a segundo em exercício no cargo do executivo municipal. No Brasil, esse representante é eleito através de voto direto, de quatro em quatro anos, juntamente com o prefeito, de modo vinculado (Constituição Federal Artigo 29, I e II).

O vice-prefeito é o substituto do prefeito municipal em caso de ausência por licença ou outro impedimento. Pode e deve exercer função dentro da administração municipal.