Língua portuguesa desenvolvida no país comemora o seu dia

A língua portuguesa é falada no Brasil por influência dos portugueses desde o descobrimento do país, em 1500. Mas o português falado pelos brasileiros passou por diversas variações derivadas de outros idiomas, como o tupi-guarani, por exemplo. Além dos idiomas nativos dos indígenas, a língua portuguesa brasileira também é sincretizada às dos povos africanos, que foram trazidos para o Brasil no período da escravidão.

Com essa mistura de culturas e línguas, sintetizamos o português ao que vemos hoje e, para comemorar o Dia da Língua Nacional, celebrado nesta segunda-feira, 21, o jornalista e professor de português José Geraldo Trindade conta como surgiu sua paixão pelo idioma. “Em 1968, o meu propósito era fazer o curso de direito, mas comecei a dar aulas em um cursinho para vestibular e fui contaminado pelo vírus do magistério (no meu caso foi incurável) e o direito sumiu no horizonte”, relembra o professor, que soma 45 anos de sala de aula, além de passagens por redações de jornais e revistas.

Ao longo dos anos de estudo e ensino, José Geraldo não economiza elogios e coloca em evidência a importância do português para a sociedade. “É mais que símbolo da nacionalidade, é um organismo vivo que merece toda atenção pela importância de que se reveste como veículo de comunicação. Em tempo: quando digo organismo vivo, é porque a língua se modifica, se transforma, com o passar do tempo”, destaca.

Em sala de aula, o maior desafio, de acordo com ele, é despertar o interesse e a paixão dos alunos para o português. “Meu objetivo é fazer com que vejam a importância e a beleza da língua portuguesa e passem a usá-la com correção e cuidado”, finaliza.

Incentivo – Um dos instrumentos que buscam estimular o interesse dos alunos de escolas públicas pela leitura e pela escrita é o programa Escrevendo o Futuro. Iniciativa da Fundação Itaú Social e coordenado pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, cultura e Ação Comunitária (Cenpec), o programa tem entre seus destaques a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, desenvolvida em parceria com o Ministério da Educação. O concurso premia as melhores produções de estudantes do quinto ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio. Professores e alunos realizam oficinas de escrita e leitura, a partir de material pedagógico distribuído aos inscritos. A próxima edição da Olimpíada está agendada para 2019.

Clique aqui para mais informações sobre o programa Escrevendo o Futuro.

MEC