Secretaria de Educação inicia Jornada Pedagógica 2019, em Pilões

"O educador e seu compromisso ético e político com foco na aprendizagem", é o tema da Jornada Pedagógica 2019, que a Prefeitura Municipal de Pilões, através da Secretaria Municipal de Educação está realizando a partir desta manhã de segunda-feira (18), e se prolongará até a quarta-feira (20).

O evento tem como principal objetivo de planejar o ano letivo com todos funcionários que fazem a equipe da educação do município. Identificar ações que não foram positivas nos anos anteriores e sistematizar propostas inovadoras para atuarem em 2019, estarão na pauta da Jornada. Enquanto ao fomento das práticas pedagógicas e organizar ações com espírito de equipe, serão desenvolvidas durante os três dias do evento.

"Nessa gestão nós vamos trabalhar com que a escola municipal tenha um novo conceito sob o olhar da comunidade. Vi o perfil de cada profissional da educação e fiquei admirada, pois temos profissionais altamente qualificados em nosso quadro. A minha proposta é transformar as escolas municipais com padrão de escolas particulares, isso é possível e tenho certeza que iremos conseguir. Tirar a imagem errônea que foi criada para a rede de ensino municipal é o nosso foco. Nós temos  professores excelentes no município, e esse é maior patrimônio da educação de Pilões", comentou entusiasmada a atual secretária de educação, Soraya Sales.

Na terça-feira (19), os professores participarão de uma palestra que abordará o tema da Jornada Pedagógica, que será ministrada por Maria do Socorro Trindade, além da discursão do diário online. Já na quarta-feira (19), está programação a palestra "Interdisciplinaridade como aliada as novas tecnologias: Uma experiência com projetos", que será ministrada por Adréa Cavalcante.

Através do balanço dos resultados, como aprovação, reprovação, abandono escolar, avaliações externas e internas, bem como todo o processo de alfabetização, a atual secretária comenta sobre a preocupação do ensino, pois ainda existe um índice alto de analfabetismo no município.

"Este ano terá a prova do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - Ideb, e por isso teremos uma atenção maior aos alunos que tem dificuldade, principalmente, na disciplina de língua portuguesa. Alunos que repetem uma ou duas vezes a mesma série é preocupante. Nesse sentido, iremos buscar estratégias para melhorar o aprendizado deles, mesmo que seja necessário trabalhar individualmente com cada um. O que devemos é transformar a educação do município!", frisou a secretária.

O evento contará com a presença de todos os diretores, professores e auxiliares de serviços gerais e merendeiras.