Sebrae Paraíba e Fórum de Turismo do Brejo lançam marca turística do Destino Brejo

Pilões está entre as cidades da marca "Brejo, destino turístico inteligente", que usará estratégias para fortalecer o turismo na região

O Sebrae Paraíba e o Fórum de Turismo do Brejo lançou nesta segunda-feira (03), às 15h, a marca turística e o programa de marketing digital do Destino Brejo. O lançamento ocorreu na sede da Agência Sebrae Guarabira. Foram lançados oficialmente o portal do Destino Brejo, contendo informações de experiências turísticas da região, além de redes sociais, a exemplo de Instagram, YouTube e página no Facebook.

A marca turística Destino Brejo foi elaborada com base em uma pesquisa colaborativa realizada com o público alvo, que são os gestores públicos, empreendedores, turistas e moradores da região. O portal terá informações do Destino Brejo com imagens, textos e vídeos dos atrativos, municípios e experiências turísticas da região. Além disso, o material poderá ser utilizado em apresentações do destino em feiras e eventos de turismo.

Para o consultor em turismo e economia criativa do Sebrae em Guarabira, Danylo Aguiar, a marca vai consolidar o brejo como um Destino Turístico Inteligente conectado ao novo perfil do viajante. “Ao todo, 50 empresas participaram do projeto junto com as secretarias de turismo e o Fórum de Turismo do Brejo. Além do portal integrando toda a oferta turística do Brejo, também teremos as redes sociais, com geração de conteúdo que permita a interação com o viajante ainda no momento do planejamento da viagem. Quando ele estiver procurando o que fazer, onde passar férias, para onde viajar, onde comer e onde se hospedar, as informações estarão reunidas em um só local”, comentou.

O diretor municipal de cultura e turismo de Pilões, Jaime Souza, participou do evento e comenta a participação do município no projeto.

"O região brejeira vem se consolidando a cada semestre, pois novos projetos turísticos vem surgindo e com muito êxito. Enquanto ao turismo em Pilões, graças a Deus está se tornando referência nacional. Em menos de dois anos conseguimos criar associações turística e cultural, tendo uma delas premiada pelo reconhecimento de fomentar o empreendedorismo local. Está entre as cidades integradas na marca "Destino Brejo", sem dúvida, é um avanço do nosso território. Esse projeto unirá municípios, na qual, deixará a região mais frequentada por turistas", frisou.

Além das estratégias online, conforme Danylo Aguiar, também foram preparadas ações off-line, como a produção de adesivos com a campanha “visite nosso site”, que tem um código QR que leva ao site. “Também produzimos camisetas, canecas e outros produtos criativos que, além de contribuir na comunicação, geram receita para manutenção das ações”, salientou. A marca foi lançada durante a RuralTur 2018, realizada na última semana, com um estande adesivado e participação de diversas prefeituras com seus produtos artesanais e regionais como doces, flores, calçados e licores.

O projeto DTI

O projeto Destino Turístico Inteligente (DTI), realizado pelo Sebrae Paraíba em 12 municípios da região, em parceria com empresários e gestores públicos, foca o desenvolvimento do turismo a partir de quatro eixos estratégicos: governança, sustentabilidade, tecnologia e experiência. Dessa forma, o DTI utiliza métodos e tecnologias inovadoras para facilitar a integração e interação do turista antes, durante e depois da experiência no Brejo paraibano. Com o lançamento da marca turística, o objetivo é unir as estratégias que foram trabalhadas ao longo deste ano na região.

De acordo com a gerente regional do Sebrae em Guarabira, Jacy Viana, foram realizados diagnósticos em empresas, equipamentos e principais atrativos turísticos dos municípios do brejo paraibano para ofertar soluções personalizadas e melhoria da qualificação dos serviços. “O turismo também passa pelo processo de transformação digital e precisa acompanhar as mudanças do mercado de forma planejada e estruturada em parceria com as principais lideranças da região. Acreditamos no turismo da Paraíba e trabalhamos para desenvolvê-lo de forma sustentável e com inclusão de todos os elos da cadeia produtiva”, afirmou.

A gestora do projeto Destinos Turísticos Inteligentes, Kessi Lima, frisou que o lançamento do programa de marketing digital na Ruraltur 2018 faz parte do projeto DTI junto ao público alvo. “As ações terão continuidade no ano que vem e nossa meta é inserir no portal toda a oferta turística do brejo paraibano, com adesão de mais prefeituras e empreendimentos turísticos da região”, afirmou.

Para o presidente do Fórum de Turismo Sustentável do Brejo Paraibano, Sergerson Silvestre, o projeto DTI tem muita importância porque consolida a identidade visual do destino de forma inédita. “Esse projeto vai fazer com que todo nosso potencial turístico tenha uma identidade visual e poderemos levar para feiras e divulgar fora da Paraíba. Com as ferramentas digitais, ampliaremos a divulgação de forma mais organizada e consolidada da região”, disse.

Ascom com informações do SEBRAE