Escola Braz Baracuhy sediará seções eleitorais nas eleições 2018, em Pilões

Há dezenas de anos responsável pela educação de crianças e jovens, em Pilões, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Des. Braz Baracuhy passou por uma importante obra de reforma e ampliação. Diante da melhoria a infraestrutura, a Justiça Eleitoral decidiu transferir as seções eleitorais que eram sediadas no Centro Social Padre Mateus, no prédio do São Vicente de Paulo e na EM Estudante Ilma Ramalho, para a escola reformada.

Dessa forma, apenas três escolas do município receberão as seções eleitorais nas eleições 2018, são elas: EMEF Des. Braz Baracuhy, EEEFM Antonieta Correia de Menezes e EEEF Dom Santinho Coutinho. A disputa ocorrerá no próximo dia 7 de outubro, em primeiro turno, e no dia 28 de outubro, nos casos de segundo turno.

Nessas eleições de 2018, os eleitores vão eleger presidente da República, governadores dos estados, dois terços do Senado Federal, deputados federais e deputados estaduais ou distritais.

Qual o documento devo levar nos dias das eleições?

Para votar é preciso comprovar a identidade e, entre os documentos que o eleitor pode levar no dia da eleição, estão a carteira de identidade, passaporte, carteira de trabalho, CNH e até o certificado de reservista. O título de eleitor não é um documento obrigatório para votar, no entanto, nele constam informações importantes como a zona eleitoral e a seção onde o eleitor deve votar. Lembrando ainda que, se o eleitor for apenas justificar o voto, o número do título é indispensável para preencher a justificativa.

Este ano, com o cadastramento biométrico, há uma novidade: o aplicativo e-Título. Ao todo são 3,2 milhões de eleitores cadastrados biometricamente. Para todos os eleitores que já fizeram o cadastramento biométrico é possível baixar o e-Título e, nesse caso, é dispensável a apresentação de um documento oficial de identificação no dia da votação. Isso porque o documento digital já traz a imagem do eleitor para que os mesários possam fazer a identificação.

Já os eleitores que não fizeram o cadastramento biométrico também podem utilizar o e-Título, mas neste caso precisam levar um documento de identificação com foto no dia da votação. Se o eleitor fez o cadastramento biométrico e não quer levar o título impresso ou baixar o e-Título, basta apresentar um documento de identificação com foto.

Como baixar o e-Título

Para acessar o documento digital, o eleitor precisa baixar o aplicativo e-Título, desenvolvido pela Justiça Eleitoral, e que já está disponível nas lojas virtuais Google Play e App Store. Ao inserir no aplicativo o número do seu título eleitoral, seu nome, o nome da mãe e do pai e a data de nascimento, o e-Título será validado e liberado. Ao ser acessado pela primeira vez, o documento será gravado localmente e ficará disponível ao eleitor.

ASCOM Prefeitura de Pilões com informações da Justiça Eleitoral