INICIA EM PILÕES A 2ª ETAPA DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A FEBRE AFTOSA

A Prefeitura Municipal de Pilões, através do Deparamento de Agricultura, inicia a 2ª etapa a Campanha de vacinação contra a Febre Aftosa. Desde o dia 1º de novembro os produtores do município devem vacinar seus rebanhos. O diretor do Departamento Municipal de Agricultura, Leandro Salvador, alertou que a vacinação ocorrerá até o durante o mês de novembro e têm que ser seguido à risca.

O principal objetivo da ação é continuar a manter a Paraíba livre da febre aftosa, situação que permite o transporte de animais vivos, produtos e subprodutos de origem animal, entre os estados do Brasil e também para o exterior, além de agregar valor de marcado aos produtos.

O ministério da agricultura informa que o fazendeiro que não cumprir com sua obrigação será autuado e multado (a multa depende de cada estado) e a vacinação será aplicada mesmo que seja necessária a utilização de força policial. No país, Santa Catarina é o único estado sem essa obrigação, por já ser livre de febre aftosa sem vacinação.

O ministério avalia a imunidade para saber se os animais foram realmente vacinados. Isso é possível com a coleta de material (sangue), em várias propriedades, de diversos estados. Essa checagem complementa a declaração de vacinação e a nota fiscal de compra apresentada pelos criadores. Se os auditores fiscais constatarem que o rebanho não foi vacinado, o produtor responderá um processo. “Então é bom todos estarem conscientes do seu papel, fazer a vacinação corretamente, conservando a vacina na temperatura de 2 a 8 graus, aplicando, preferencialmente, debaixo do couro, na tábua do pescoço dos bois", alerta o diretor do Departamento de Saúde Animal (DSA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Guilherme Marques.

As notificações de casos suspeitos de doença vesicular podem ser feitas no aplicativo Pec.SaúdeAnimal, gratuito, tanto no sistema Android como no IOS. Também serve para notificação da raiva, ataque de morcegos vampiros entre outros problemas sanitários, inclusive para denunciar criadores que não estejam vacinando o gado ou escondendo alguma enfermidade. Este aplicativo também contém toda legislação federal e as regras internacionais de saúde animal; têm os manuais do Ministério da Agricultura que servem como uma orientação aos veterinários privados e oficiais e ao produtor rural em geral.

Mais informações:

Departamento de Agricultura
Leaandro Salvador
Rua, Cônego Teodomiro (próximo a secretaria de educação)

ASCOM Prefeitura de Pilões