Terça Cultural se destaca entre as cinco melhores práticas empreendedoras do Estado

Com a missão de articular iniciativas que fortaleçam as micro e pequenas empresas no município onde atuam, proporcionando desenvolvimento sustentável para a economia local, os agentes de desenvolvimento da Paraíba participaram nesta quarta-feira (26) de um encontro promovido pelo Sebrae, em Campina Grande, para discutir as tendências e desafios da relação entre a gestão pública e o empreendedorismo.

Além de contribuir para a capacitação profissional, o IV Encontro Estadual de Agentes de Desenvolvimento também premiou cinco iniciativas exitosas desenvolvidas por esses atores públicos em cidades do interior paraibano.

Um dos ganhadores do prêmio “Práticas Inspiradoras 2018” foi o agente de desenvolvimento Jaime de Souza, do município de Pilões, no Brejo paraibano. Ele foi um dos idealizadores do projeto “Terça Cultural”, que promove semanalmente apresentações na praça da cidade, ocasião em que os artesãos e artistas da gastronomia tem a oportunidade de apresentar e vender seus produtos para o público.

O projeto é fruto de uma parceria entre o Departamento de Cultural e Turismo e Sala do Empreendedor, com a Secretaria de Desenvolvimento Social. Já considerada pela população “um final de semana na terça-feira”, o evento, segundo Jaime, se transformou em uma vitrine para os talentos da cidade, que tem encontrado na Terça Cultural uma oportunidade para empreender.

“Nós sabemos que a prefeitura não tem condições de empregar todo mundo, mas entendemos que ela tem condições de criar possibilidades para que o povo seja empregador. Foi por isso que começamos a Terça Cultural, que já está se transformando em uma associação iniciada por um grupo de empreendedores”, destacou Jaime, ao citar o exemplo de uma professora desempregada, que transformou a fabricação de bolo no pote em um negócio, conseguindo triplicar suas vendas através do evento.

Também receberam o prêmio os agentes de desenvolvimento Alinne Amunielle e Carla Alves, do município de Uiraúna, no Sertão paraibano; Rômulo Farias, de Cabaceiras, no Agreste do Estado; e Vivaldo Guerra, de Umbuzeiro, também no Agreste paraibano.

Além da premiação, o evento também contou com palestras de André Spínola, analista do Sebrae nacional, que abordou o tema “As transformações digitais impulsionando o desenvolvimento”; da inovadora digital Roberta Cabral Rabay, considerada uma das 100 pessoas mais influentes do mundo em governo digital, que falou sobre tendências mundiais de inovação em gestão pública; e do vereador de João Pessoa, Thiago Lucena, que apresentou a sua experiência enquanto líder da Frente Parlamentar da MPE/JP.

Encerrando a programação, a gestora do Sebraelab de Campina Grande, Ingridt Milena, ministrou o workshop “Mindset Empreendedor: desafios para o desenvolvimento local”. Ao avaliar o evento, o diretor técnico do Sebrae Paraíba, Luiz Alberto Amorim, destacou que o encontro cumpriu com a sua missão de despertar nos agentes de desenvolvimento a reflexão sobre o papel e a necessidade de protagonismo de cada município para o desenvolvimento sustentável do estado.

“Estamos buscando estimular cada vez mais os agentes, que tem a missão de criar condições favoráveis para que tudo aquilo que exista de iniciativa empreendedora no município possa ser potencializada, possa vir a tornar-se negócio, geração de oportunidade e renda para as pessoas e geração de riqueza para o município”, pontuou.

A figura do agente de desenvolvimento local foi criada pela Lei Complementar 128/2008, como forma de aprimoramento da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. De acordo com a legislação, esse ator tem a função de articular ações públicas para promoção do desenvolvimento local e territorial, mediante ações locais ou comunitárias.

ASCOM com informação do SEBRAE